Se tem algo que Gisele Bündchen não abre mão é de uma alimentação equilibrada, colorida e cheia de ingredientes naturais. A modelo, que sempre compartilha seu estilo de vida saudável nas redes sociais, faz questão de incluir pratos nutritivos no dia a dia da família, especialmente quando se trata dos filhos.
Em seu livro 'Nutrir: receitas simples para corpo e alma', ela divide uma receita que virou queridinha de Benjamin, seu filho primogênito, fruto do relacionamento com Tom Brady, quem ela chama carinhosamente de Benny. Segundo Gisele, ele sempre gostou de vegetais e se apaixonou pela combinação desta salada, que mistura texturas crocantes, sabores frescos e um molho cheio de potência.
"Meu filho Benny sempre adorou hortaliças, e esta salada cheia de nutrientes é uma de suas favoritas. Ele adora o molho tamari, salgado e delicioso, mas também a mistura de texturas: pedaços finos de repolho cru, pedaços crocantes de brócolis americano branqueado e vagem, shiitakes crocantes e castanhas-de-caju picadas. Cada mordida é diferente — então, mesmo sendo um garoto, você não ficará entediado", escreveu a modelo no livro.
O prato é tão versátil que se encaixa em praticamente qualquer dieta: é leve, proteico [quando leva o frango], e ainda permite aproveitar os legumes que já estão na geladeira: "Você também pode adicionar qualquer vegetal que tiver sobrando", aconselha Gisele.
A seguir, veja como preparar a salada preferida de Benny - e que também pode virar a sua!
- 1 maço pequeno de brócolis americano (use também o talo)
- Sal marinho refinado
- 120 g de vagem fresca cortada em pedaços pequenos (aproximadamente 1 ½ xícara)
- 1 colher (sopa) de sal marinho, ou a gosto
- ½ repolho verde
- ½ a 1 xícara de frango cozido em tiras ou cubos (opcional)
- ⅓ de xícara de molho tamari ou molho de coentro com hortelã
- ½ xícara de castanhas-de-caju torradas picadas
- ½ xícara de shiitake assado crocante (opcional)
- ¼ de xícara de coentro fresco picado grosseiramente
Separe os floretes e descasque a parte externa do talo com um descascador. Fatie esse talo em tiras finas para aproveitar tudo.
Encha uma tigela grande com água e bastante gelo. Esse choque térmico vai manter o verde vibrante dos legumes.
Ferva uma panela com água e sal. Coloque o brócolis e a vagem e deixe por 1 minuto, o que é o suficiente para ficarem brilhantes e ainda firmes. Retire com uma escumadeira e transfira direto para a tigela com gelo. Quando estiverem frios, escorra e seque bem.
Corte o repolho ao meio, retire o miolo e fatie bem fino (pode ser com faca ou mandolina).
Em uma tigela grande, coloque o repolho fatiado. Junte o brócolis, a vagem e o frango (caso vá incluir). Misture para distribuir tudo de forma uniforme.
Regue com o molho escolhido, podendo ser o tamari ou o de coentro com hortelã. Misture bem para envolver todos os ingredientes.
Pouco antes de levar à mesa, ajuste o sal e adicione as castanhas-de-caju, o shiitake assado (se usar) e o coentro picado. Misture de novo e sirva na hora para manter a crocância.
player2
player2